Ricardo Eletro

A Ricardo Eletro, hoje pertencente a uma holding, é uma rede brasileira de varejo especializada em eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Atualmente a Ricardo Eletro possui 701 lojas, presente em 23 estados, e líder de vendas no estado de Minas Gerais onde está sua sede. Além disso, tem cinco grandes centros de distribuição localizados estrategicamente para garantir a entrega de produtos em todo o país.

Posicionamento

Enquanto diretor criativo da então Pro Brasil Propaganda entre os anos de 2003 e 2009 a marca precisava ser direcionada. O foco que escolhemos foi o posicionamento em diferencial. A Ricardo Eletro precisava ser percebida como diferente dos concorrentes, se tornando um diferencial competitivo estratégico. Tudo que envolvia a apresentação da marca após esta escolha, passou a buscar este posicionamento.

Construção da marca

Baseados em amplas pesquisas de mercado, decidimos construir uma imagem sensacionalista, com mensagens diretas e impactantes onde o senso de oportunidade fosse facilmente percebido tanto em folhetos impressos, quanto em propagandas de rádio e televisão. Outro diferencial foi a criação de lojas com um layout muito mais atrativo e moderno se comparado com a concorrência.

Os resultados

Em 2010, a Ricardo Eletro fez uma fusão com outra grande varejista e formaram a Holding: Máquina de Vendas. Em 2015 se tornaram a segunda maior rede de varejo de eletroeletrônicos do Brasil com 1.100 lojas distribuídas por 442 cidades e 30.000 funcionários diretos e um faturamento anual de R$ 10 mil milhões. (Aproximadamente $2.470 billion dollars).